Buscar

Páginas

Na última aula do dia 18 de outubro fizemos uma discursão referente a software livre, mas o que vem a ser um software livre? 
Bem o software seria um programa de computador e, que geralmente é desenvolvido por programadores que utilizam linguagens de programação para construi-lo. Antigamente, nos anos 60 e 70, os programadores compartilhavam seus códigos fontes uns com os outros, e assim todos podiam modificar o programa sendo possível partilhar as melhorias, as mudanças. Então as empresas, os desenvolvedores passaram a cobrar pelo software e impedir o compartilhamento e o acesso ao código- fonte.
Em 1984, o programador Richard Stallman, inconformado com a comercialização do conhecimento, fundou o Projeto GNU visando a criar uma plataforma de software totalmente livre; criou um instrumento de lei para quem quisesse garantir a liberdade do seu software. Este instrumento é chamado Licença GNU GPL (General Public License/ Licença Pública Geral). Vale ressaltar que o GNU não é o Unix. Naquela época, o programa que ele tinha feito parecia com o sistema proprietário Unix, mas não era. É uma espécie de brincadeira com as palavras, pois o Unix era um programa muito utilizado àquela data. 
Um software com esse tipo de licença é um Software Livre  tem como característica a garantia das seguintes quatro liberdades:
·         A liberdade de utilizar o programa para qualquer propósito; 
·      A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. Nesse sentido, o acesso ao código- fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
 
·         A liberdade de redistribuir cópias, de modo que você possa ajudar ao seu próximo; 
 
·      A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Novamente, o acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
 
     O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações sem que para isso tenha que pedir permissão ao autor do programa.
 
      A utilização do software livre tem um papel importante na inclusão digital, pois:

  • ·         Permite interagir e compartilhar soluções com sua comunidade seja física ou virtual;
  • ·         O usuário não permanece dependente de novas versões/inovações de softwares proprietários  com preços abusivos que, eventualmente, apresentam incompatibilidades com versões antigas.
  • ·         Incentiva o desenvolvimento de tecnologia local;
  • ·        Estimula naturalmente a difusão do conhecimento permitindo que mais pessoas tenham acesso às oportunidades abertas pelas novas tecnologias;
  • ·    Cria uma rede de compartilhamento de usuários no uso de softwares livres;                      Mais informações consulte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre  http://www.gesac.gov.br/o-que-e-software-livre
http://wiki.dcc.ufba.br/bin/view/PSL 

1 comentários:

Bonilla

Olá Janete,
precisa atualizar teu blog com urgência, bem como incrementá-lo incorporando nele a hipertextualidade e a hipermídia

abraço

Postar um comentário

 

Blogs EDC287