A hipertextualidade é inerente às redes de transmissão de
conhecimento, já existindo na literatura através dos rodapé de pagina no
livro, nos textos acadêmicos que também são exemplos de hiperlinks. Porem com o advento da internet vem se permitindo
a criação de novas possibilidades. A
hipertextualidade possibilita ao leitor filtrar as informações que lhe
interessam e conseguir se situar em um determinado assunto.
O termo Hipertexto foi definido em primeira mão por Ted Nelson, no início dos anos 60,
significando uma leitura não seqüencial, não linear. Um texto com vários
caminhos que permite aos leitores fazer escolhas, e que são melhor
lidos numa tela interativa. Popularmente, são concebidos como uma série
de pedaços de textos conectados por link que quer dizer "atalho",
"caminho" ou "ligação".
A hipertextualidade
se constitui através de textos formados por hipertextos, que como já
mencionado acima, tem por característica básica apresentar o texto de
forma não linear, ou seja, cada leitor pode seguir por um caminho
diferente, pois o texto é constituído por diversos hiperlinks, que faz
com que o leitor possa navegar por mundos diversos, aumentando as suas
informações. Segundo silva o hipertexto é o grande divisor de águas entre a
comunicação massiva e a comunicação interativa.
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